image1.jpeg

ZOOM HB: Pedro Barcelos

Mar marrom, baixas temperaturas, plataformas, redes e ondas escassas. Quando pensamos no surf no Rio Grande do Sul, a fama do estado mais ao sul do Brasil pode não ser a mais atrativa. Mas se engana quem pensa que é só disso que os gaúchos vivem. Sim, há surf na faixa reta de areia ao fim do litoral tupiniquim. E uma das pessoas que faz questão de nos mostrar isso é Pedro Barcelos (www.instagram.com/pedrobarceloscarlos).

Residente de Porto Alegre, o fotógrafo transita entre as praias mais famosas do Rio Grande do Sul (Tramandaí, Atlântida e Torres) e as ondas mais perfeitas, e mais distantes, do litoral de Santa Catarina (Garopaba e região e Florianópolis). Mas o fato de dar uma fugida da terra natal volta e meia não é desprestígio com as ondas gaudérias. “Quando as condições encaixam aqui, temos ondas de alta qualidade. Tento captar isso nas minhas imagens e chamar a atenção de todos para o surf gaúcho”, destaca.

As fotos de Pedro têm o equilíbrio entre os grandes planos e os detalhes. A composição da imagem, pensando em encaixar uma onda, um surfista ou uma manobra em uma grande paisagem é uma das prioridades do seu trabalho. “Às vezes demoro mais tempo para conseguir a foto que quero, mas sempre tenho como foco esse tipo de imagem. Gosto de fotografar nas primeiras horas da manhã e no fim da tarde para aproveitar a qualidade diferenciada da luz”, comenta.

Abaixo, Pedro separou algumas imagens para que você possa conhecer ele um pouco melhor:

Descreva você mesmo

 

Sua melhor foto
 
Um momento de adrenalina

 

Um lugar

 

O motivo que fez você virar fotógrafo